A nova Sony ZV-E1 Review
A Sony ZV-E1 é a câmara mais recente focada no vlogging. É uma câmara com a abordagem sofisticada de microfones de auto filmagem e face à câmara dos modelos ZV existentes, partilha muitos dos seus interiores com da a7S III e da FX3.
O que há de novo
A ZV-E1 inclui o mesmo sensor de 12MP (provavelmente 48MP com quartetos de píxeles a serem colocados a 12MP) que da A7S III e a FX3.
Ambas são câmaras de alta especificação, focadas em vídeo, pelo que é uma escolha lógica construir uma câmara de vlogging pro-grade.
A utilização deste sensor permite que a ZV-E1 entregue vídeo UHD 4K a até 60p sem ter de ser colhido. Esta filmagem de 3840 pixels de largura é obtida a partir de uma região de 4,2K píxeis, mas isto significa que qualquer modo em que se fotografe, em qualquer grau apreciável, está na realidade a capturar menos de 4K e a aumentar. Existem múltiplos modos deste tipo na ZV-E1.
A câmara tem também o 'chip de processamento de IA dedicado' que apareceu pela primeira vez na A7R V, para o tornar mais eficaz na execução dos algoritmos derivados da aprendizagem da máquina que sustentam várias das suas características. A Sony parece muito interessada em invocar o termo 'IA' sempre que possível, com esta câmara.
O que coloca especificamente a ZV-E1 à parte das câmaras existentes da Sony são os seus modos automatizados (muitos dos quais baseados nos sistemas de reconhecimento do objeto) que tentam tornar a produção de vídeo mais simples, especialmente para pessoas que tentam filmar e apresentar por si próprias.
iAuto video mode
A funcionalidade 'My Image Style' apresenta no ecrã botões para ajustar as definições da câmara.
Estas definições são expressas como 'brilho' e 'cor,' em vez de compensação de exposição ou equilíbrio de branco.
Todo o foco da ZV-E1 está no fornecimento de uma câmara que pode filmar vídeo pronto para produção sem que o operador saiba necessariamente como ser um operador de câmara.
Enquanto no modo de vídeo mais automatizado da câmara, esta tenta ser inteligente na sua utilização de profundidade de campo. Controla a abertura em conjunto com a deteção do sujeito, não só definindo a exposição com base nas faces detetadas, mas também parando progressivamente se um objeto aparecer, garantindo profundidade de campo suficiente se tiver um convidado ou co-apresentador a aparecer na câmara. A abertura é novamente aberta quando deixam a fotografia.
Além disso, um botão no topo da câmara permite-lhe escolher se quer profundidade de campo rasa ou profunda: premindo-o, anula o modo automático da câmara.
Tal como nos modelos ZV anteriores, a ZV-E1 inclui o modo 'Product Showcase'. Esta é essencialmente uma exceção especial à deteção facial que dá prioridade de focagem aos itens mantidos em frente da câmara, depois as transições de focagem voltam à face do apresentador quando o objeto é retirado novamente.
CineVlog mode
Outro botão, no ecrã táctil da câmara, é o modo CineVlog, que empurra a câmara para o atraente perfil de cor S-Cinetone de baixo contraste, filma a 23,98p e fornece uma colheita 2,35:1 - ecrã panorâmico cinematográfico, com ranhura entre barras pretas (a filmagem de saída é ainda 16:9 UHD).
Essencialmente é um botão de um toque para dar um aspecto mais 'cinematográfico' à saída da câmara, sem precisar de compreender como o conseguir.
Embora o CineVlog seja o perfil S-Cinetone desbotado por defeito, oferece uma forma simples de modificar o modo de cor da câmara.
Uma opção de ecrã táctil permite-lhe aplicar uma série de 'Moods' e 'Looks' às suas filmagens. Em termos gerais, o Looks ajusta principalmente a resposta tonal e o contraste, enquanto que o Moods ajusta a resposta de cor. Pode combinar diferentes Moods e 'Looks' para dar à filmagem o carácter geral que deseja. No modo CineVlog pode também ajustar a velocidade a que a câmara puxa o foco, se tocar num assunto diferente.
Auto framing
Um modo relacionado, concebido para utilização num tripé, vê a colheita da câmara numa região do quadro e segue novamente o sujeito à medida que este se desloca: panorâmico e digitalizado para manter a composição. Com este modo, um único operador pode passear dentro de uma fotografia de grande ângulo, sem ninguém atrás da câmara. É possível selecionar entre três níveis de corte e ajustar a velocidade de rastreio. Há até opções que fazem com que a câmara faça zoom assim que o sujeito entra no enquadramento.
Com este modo, um único operador pode passear dentro de uma fotografia de grande angular, sem ninguém atrás da câmara.
Há uma outra opção para produzir a filmagem não cortada por HDMI enquanto se grava a versão auto-cropped para o cartão de memória.
No entanto, estas duas saídas estão sempre na mesma resolução: não se pode guardar uma colheita de 1080 de 4K no cartão, enquanto que a saída do original 4K sobre HDMI. Ou se obtém "4K" cortado e ampliado no cartão ao lado de um fluxo HDMI 4K ou se obtém 1080 filmagens no cartão e uma versão reduzida de 1080 da cena sobre HDMI. Isto significa que se pode cortar entre as filmagens apertadas e largas na edição, mas não se pode então selecionar a sua própria colheita da filmagem larga, à medida que se edita.
A ZV-E1 só tem um único slot UHS-II SD, mas isto não coloca qualquer restrição apreciável sobre o que o vídeo pode capturar (4K/120 e 1080/240 são esperados numa atualização de firmware)
Como quase todos os modos de vídeo das três câmaras podem ser gravados para cartões SD rápidos, a utilização de um único slot é pouco provável que seja limitativa para vídeo. Depois, é claro, há o lado negativo de ter um corpo tão pequeno e leve: menor dissipação de calor eficaz.
Enquanto a A7S III pode gravar durante longos períodos e a FX3 tem um ventilador para o poder fazer numa vasta gama de temperaturas, a ZV-E1 não vai ser a câmara sólida de rocha que os profissionais da produção necessitam.
Note-se também a falta de um segundo mostrador completo, colocando o ZV-E1 em um território de 6100/a6400 em termos de usabilidade profissional.
Concluindo que, a ZV-E1 perde, por concepção, algumas das características chave da FX3, tais como 4K/120p, saída bruta, lógica de exposição EI, HDMI de tamanho completo e, criticamente, o ventilador que proporciona uma gravação fiável de longo período. Suspeitamos que a ausência de um obturador mecânico está relacionado com o impedir que seja um substituto mais barato da A7S III, como com a redução de tamanho e peso.
It's not just a 'creator's' camera, it's trying to be 'creators only.'